opah agr n conssigo

Monday, May 08, 2006

Questiona...

O Homem será capaz de assimilar realidades diferentes? Penso que, em geral, não. Os humanos não acreditam no que é diferente porque estão habituados a uma realidade linear.
Qual foi a reacção que tiveste quando viste pela primeira vez um cão? Susto, excitação, medo, curiosidade... E agora? Provavelmente até os ignoramos devido à quantidade crescente de cães abandonados... Qual a primeira reacção que tiveste ao ver o mar? Medo das ondas? Curiosidade para saber de onde vêm as ondas? Porque é que o mar é salgado?
Todos nós temos uma fase da nossa vida que questionamos as coisas, o facto de elas serem de uma maneira e não de outra, mas rapidamente esquecemos essa fase.
Entramos numa rotina em que não paramos para perguntar: Porquê?

Vivemos num stress de correria nas cidades, sempre de um lado para o outro, carros a poluírem o nosso ar (but hey who cares?), trânsitos infernais de cortar os pulsos... STOP
Não tenho de passar pelo inferno que é a rotina. Em vez de ir para o trabalho de carro, levanto o rabinho da cama mais cedo e vou num autocarro. Em vez de seguir sempre o mesmo caminho para um determinado sitio, sigo por outro caminho... Não se acomodem. Questionem o porquê de fazermos as coisas sempre do mesmo modo. Uma mente curiosa empenhada em questionar a razão de ser dos acontecimentos e do que nos rodeia saberá quebrar as rotinas. Se vão sempre pelo lado direito da calçada, experimentem ir pelo esquerdo. Se vão distraídos e alheios ao que esta à vossa volta, experimentem ir atentos... Descobriram um novo mundo que esteve sempre de baixo do vosso nariz.


“Já alguma vez olhaste as estrelas?
Já alguma vez ficaste muito tempo na rua
só para olhar as estrelas? Tanto tempo que até sentes a cabeça a andar à roda?
Não por estares com a cabeça virada para cima, não, mas porque o teu olhar
consegue chegar tão longe.
O que há lá em cima, para além das estrelas mais
longínquas?
O que existe para lá de tudo?”


Jostein Gaarder
“VIAGEM A UM MUNDO FANTÁSTICO”

Fénix

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Acho que a fase dos porquês não passa, simplesmente eles mudam de natureza! Mas numa coisa tens razão...há pessoas que se acomodam muito a vida que levam e deixam de prestar atenção as coisas bonitas que ela tem!

Beijinho

11:39 PM  
Blogger Ricardo Pereira said...

Como estar em desacordo contigo meu sabio amigo.. eu sempre defendi que as pequenas coisas da vida são as que lhe dão o verdadeiro sabor, o problema é que essas pequenas coisas já estão por demais vistas, os passaros que cantam, o som da agua que corre numa fonte ou nascente, o nascer do sol, o aroma das flores...
eu faço por reparar em todas essas oisas, espero que quem leia o faça também.
Aquele abraço.

11:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

ha eu tou sempre a perguntar ... porque? ... ja comeste fruta hj ? porque? lolololol Beijos a todos

8:54 AM  

Post a Comment

<< Home